Antes de adquirir um equipamento de ar condicionado, deve aconselhar-se com um profissional qualificado em AVAC de forma a que escolha vá ao encontro das suas necessidades e das características do espaço onde vai ser instalado.
Os equipamentos exteriores (condensadores) devem ser instalados em locais onde se verifique uma boa circulação de ar.
Os edifícios com isolamentos térmicos nas paredes e cobertura, e a instalação de janelas de maior eficiência energética, permitem reduzir as perdas calor que representam 30% das necessidades de aquecimento.
O uso de quebra sol e persianas eliminam o efeito de estufa e reduz a necessidade de utilização dos equipamentos AC.
É recomendável que o seu equipamento de AC seja regulado para uma temperatura adequada às condições exteriores: 18°C no inverno e 25°C no verão (valor de referência indicado na legislação da certificação energética de edifícios, SCE).
MANUTENÇÃO
Previous
Next
Um dos principais motivos para manutenção de ar condicionado são os ambientes fechados que impedem a circulação do ar. Quando o ar que circula no interior do ambiente não é renovado, os poluentes nele existentes mantêm-se, como fungos, poeira, fumo, bactérias, ácaros e bolor. Estes elementos, são extremamente prejudiciais aos seus ocupantes, sensibilizando o organismo do utilizador que reage desencadeando crises alérgicas que se manifestam em doenças do sistema respiratório, como: rinite, sinusite, laringite e faringite.
A falta de manutenção aumenta em até 30% os gastos de energia elétrica com ar condicionado central, podendo chegar a 20% de desperdício de energia elétrica nos equipamentos de ar tipo split.
Todo o equipamento AC deve ter um plano periódico de intervenção (manutenção preventiva), para garantir a operacionalidade, higienização, prevenir a possibilidade de falhas no sistema de refrigeração e prolongar o tempo de vida dos equipamentos, reduzindo desta forma e na medida do possível, as paragens por avaria.
As intervenções em equipamentos que contêm gases fluorados com efeito de estufa e envolvem contacto com o fluido frigorigéneo têm de ser efetuadas por um técnico certificado no âmbito do Decreto-Lei n.º 56/2011? (atualização a 05/06/2014).
Para efeitos de garantia é necessário que os equipamentos tenham um plano de manutenção de acordo com as indicações do fabricante. A falta de comprovativos de manutenção implica a perde de garantia.
Na desinfecção das unidades AC aplica-se produto de larga acção germicida, bactericida, viricida e fungicida, destinado a prevenir e suprimir o crescimento de microorganismos, incluindo a bactéria da Legionella.
No tratamento contínuo e preventivo das águas de condensação dos sistemas de AC é aplicado pastilhas bactericidas, algicidas e fungicidas para: - Desinfecção dos tabuleiros de condensados, - Evita odores desagradáveis, - Evita perdas energéticas - Evita entupimento de drenos - Melhora a qualidade do ar interior e o bem-estar e conforto dos utilizadores.
Boletins Informativos
Energia Geotérmica
A energia geotérmica é uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis na produção de electricidade para a sua habitação ou negócio com redução de emissões CO2.
A energia geotérmica é um tipo de energia renovável obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, já que o calor do nosso planeta está localizado abaixo da superfície da Terra.
Pode ser usada para o aquecimento de água em áreas residenciais ou até em cidades inteiras durante o Inverno. Ela também pode ser usada para a produção de calor e para a utilização em aquecedores ou aparelhos térmicos de estufas, campos de pesca ou áreas de lazer.
Como é produzida a energia geotérmica? A primeira etapa desse processo é a captação de água quente ou vapor no interior da Terra através de tubos especificamente elaborados. Em seguida, esse vapor é direccionado para uma bomba de calor geotérmica, onde é colocado sob forte pressão que vai fazer mover turbinas mecanicamente. Por último, as turbinas accionam o gerador que produz energia eléctrica.
Princípio de funcionamento de uma bomba de calor geotérmica.
Vantagens da Energia Geotérmica
Não há a necessidade de compra de qualquer tipo de matéria combustível, diminuindo assim o custo de produção.
Não necessita de reservatórios de água.
Não emite gases poluentes, o que significa que contribui para a redução do efeito estufa.
Ao contrário de outras fontes de energia, a energia geotérmica não desgasta o solo, não inunda grandes áreas ou contamina lençóis freáticos.
As variações climáticas não interferem no funcionamento das centrais geotérmicas, ao contrário do que ocorre com a energia solar ou eólica.
Em zonas de difícil acesso à rede eléctrica, a produção de energia geotérmica pode atender às necessidades da população, principalmente em regiões apropriadas à sua instalação.