A energia geotérmica é uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis na produção de electricidade para a sua habitação ou negócio com redução de emissões CO2.
A energia geotérmica é um tipo de energia renovável obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, já que o calor do nosso planeta está localizado abaixo da superfície da Terra.
Pode ser usada para o aquecimento de água em áreas residenciais ou até em cidades inteiras durante o Inverno. Ela também pode ser usada para a produção de calor e para a utilização em aquecedores ou aparelhos térmicos de estufas, campos de pesca ou áreas de lazer.
Como é produzida a energia geotérmica? A primeira etapa desse processo é a captação de água quente ou vapor no interior da Terra através de tubos especificamente elaborados. Em seguida, esse vapor é direccionado para uma bomba de calor geotérmica, onde é colocado sob forte pressão que vai fazer mover turbinas mecanicamente. Por último, as turbinas accionam o gerador que produz energia eléctrica.
Princípio de funcionamento de uma bomba de calor geotérmica.
Vantagens da Energia Geotérmica
Não há a necessidade de compra de qualquer tipo de matéria combustível, diminuindo assim o custo de produção.
Não necessita de reservatórios de água.
Não emite gases poluentes, o que significa que contribui para a redução do efeito estufa.
Ao contrário de outras fontes de energia, a energia geotérmica não desgasta o solo, não inunda grandes áreas ou contamina lençóis freáticos.
As variações climáticas não interferem no funcionamento das centrais geotérmicas, ao contrário do que ocorre com a energia solar ou eólica.
Em zonas de difícil acesso à rede eléctrica, a produção de energia geotérmica pode atender às necessidades da população, principalmente em regiões apropriadas à sua instalação.